21 novembro, 2022

Áonde estiveste?

    Um flagelo maior que o acordo ortográfico assola a nossa língua. Bom, mais estranho, vá. Mas é um flagelo na mesma. De há uns tempos para cá, e geografia foi invadida por artigos definidos. Foi pouco depois da muito real invasão russa da Ucrânia, e quando voltou a ser preciso estudar o mapa da Europa para saber onde é o quê, e ver se está mesmo aqui ao lado ou se podemos deixar a preocupação para mais tarde.
    Mas é já aqui ao lado que o problema começa. Espanha agora diz-se a Espanha. Dantes, íamos a Espanha, agora vamos à Espanha. Porquê? De onde veio este “a” a mais? Não é só Espanha. Se formos a Paris, já não estamos em França, estamos na França. Isabel II foi toda a vida rainha de Inglaterra, para morrer como rainha da Inglaterra. A sul, houve mais uma troca de governo na Itália. Não se pode ouvir notícias sem ter ali um “a” metido em todo o lado, e os telejornais também ajudam. Até o primeiro-ministro diz que está a discutir com a Espanha e com a França o traçado do gasoduto. Quando oiço isto até me dá um tique no olho como o do Capitão Darling no Blackadder.
    Não estou a tentar ser superior. Eu digo “mídia” quando falo dos média e sei que não está certo. Quando desço a Avenida de Ceuta, estou em “Alcântra”, mas sou o único, porque toda a gente está em Alcântara (ou na Alcântara?). Só quero saber de onde vem a moda e o porquê de se ter generalizado tão rapidamente. Há uns anos, começou a dizer-se “parecido a”, que não está errado, em vez de “parecido com”, mas não foi tão difundido e pelo menos não é um “deve de ser”. Será que foi para facilitar? Se calhar foi alguém que esteve de férias e não soube como responder à pergunta “onde estiveste?”, e teve de inventar qualquer coisa à pressão. “Olha, estive em… no… na… Espanha. Foi isso, estive na Espanha e trouxe caramelos”. Na volta, quem o ouviu achou que era uma forma erudita de falar e decidiu começar a usar. Depois, com as redes sociais, já se sabe.
    E nós, em que ficamos? A partir de agora é o Portugal? Já não vivemos em Portugal, mas no Portugal? É importante saber, está aí o mundial e é preciso saber se vamos ver um Portugal-Marrocos, ou um O Portugal - Os Marrocos. E ainda vai ser preciso ir rever artigos e notícias antigas, porque nós não ganhámos o Euro 2016 em França. O Portugal venceu a França na final, na França.